Startups brasileiras e israelense participarão do concurso de aceleração internacional.

O concurso de aceleração de empresa Advanced Material Competition, da Alemanha, contará com a participação de oito startups brasileiras. Elas estão entre as 38 companhias nascentes de base tecnológica inscritas na competição.

Organizado pela rede Innovation Network for Advanced Materials (Inam), a iniciativa proporciona às startups é uma vivência de seis semanas com equipes corporativas, pesquisadores e mentores, para trabalharem juntas. Durante o programa, as empresas também receberão treinamentos, assim como orientações de negócios e tecnologia para desenvolver produtos e soluções inovadoras. Ao final do ciclo de aceleração, 20 empresas serão selecionadas e irão ganhar 50 mil euros em dinheiro e serviços para transformar seu produto/solução em um grande negócio de sucesso.

Entre as oito startups brasileiras que participam do programa, sete são do estado de Santa Catarina. Todas tem ligação com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Seis delas são oriundas do Programa Sinapse da Inovação, sendo que uma delas está incubada no Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), e a sétima foi criada dentro da mesma incubadora. Tanto a Sinapse quanto a incubadora Celta são mecanismos criados e gerenciados pela Fundação Certi.

A Alemanha é o país com o maior número de inscritos no Advanced Material Competition, são 13 startups participantes. Em seguida vem o Brasil (8), Inglaterra (4), Estados Unidos (3), Itália (2), Espanha (2), Índia (2), Ruanda (1), Israel (1), Noruega (1), Costa do Marfim (1).

Fonte: InvesteSP