TalkItt, o incrível app que auxilia pessoas com problemas de fala.

Talvez a fala seja a forma mais primitiva de comunicação entre humanos, sendo que algumas  pesquisas mostram que uma pessoa normal fala até 16.000 palavras por dia. Contudo, esta aptidão básica é uma dificuldade para 1,5% da população mundial, que convive com variadas formas de problemas de fala. Foi por isso que uma empresa israelense criou uma tecnologia que permite a qualquer um falar espontaneamente.

Liberdade de expressão para todos

Em 2010, Danny Weissberg, diretor-presidente e cofundador da VoiceItt, estava com dificuldades para conversar com sua amada avó depois que ela havia sofrido um AVC — um processo frustrante para Weissberg, mas constrangedor para sua avó. Weissberg ficou ainda mais frustrado quando percebeu que não havia solução no mercado que desse clareza à fala das pessoas com este tipo de problema e que permitisse que fossem compreendidas usando sua própria voz. Como resultado, Weissberg atribuiu a si a missão de melhorar as vidas das pessoas com problemas de fala, de suas famílias e cuidadores — e foi aí que nasceu a VoiceItt.

A VoiceItt atualmente está desenvolvendo um produto chamado TalkItt, um app com tecnologia de fala que é capaz de reconhecer falas ininteligíveis e traduzi-las para qualquer língua compreensível na voz do próprio falante. “Não se trata de um reconhecimento de fala comum. Estamos usando reconhecimento de padrões que é personalizado para o falante. Por exemplo, uma pessoa com paralisia cerebral pode dizer “xo-co-la” quando, na verdade, quer dizer chocolate. O app irá reconhecê-lo com base no dicionário pré-gravado e personalizado do próprio usuário”, disse Weissberg em um comunicado de imprensa.

“Para começar, a pessoa fala uma palavra, e essa pessoa ou o cuidador a associa a uma palavra no app em qualquer língua que escolherem. O app de tablet e smartphone relembra essa tradução a partir do dicionário calibrado, e o sistema está pronto para ser usado imediatamente”, explicou Weissberg. De acordo com a VoiceItt, os sistemas do TalkItt são capazes de reconhecer qualquer língua, de chinês a klingon, sem a necessidade de programação adicional.

Financiamento coletivo leva fala com clareza para as massas

Embora a equipe do TalkItt atualmente esteja trabalhando em Boston, Massachusetts como parte do MassChallenge Accelerator, um dos maiores aceleradores de startups do mundo, sua tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores e engenheiros em Israel. O software está sendo testado em Israel e na Europa em hospitais e universidades.

talkitt3

Até agora, a maior parte do financiamento do desenvolvimento do TalkItt tem sido fornecida por subsídios do Escritório do Cientista-Chefe de Israel. A empresa acabou de anunciar que está tentando arrecadar 50 mil dólares em capital inicial por meio do Indiegogo, uma plataforma popular de financiamento coletivo. Enquanto o sucesso desta campanha não chega, o TalkItt deve ficar pronto para ser lançado daqui a seis meses, de acordo com Weissberg. O software estará disponível por meio de seu app, que terá versões para iOS e Android por uma taxa de 19,99 dólares por mês.

Weissberg e o resto da equipe da VoiceItt esperam que o TalkItt vá começar a melhorar as vidas daqueles que têm problemas de fala assim que o app tiver sido desenvolvido. “Para milhões de pessoas, é muito frustrante pedir uma xícara de café. Estamos tentando ajudá-las a se integrar à sociedade usando seu tradutor pessoal”, disse Weissberg. No futuro, a empresa quer adaptar sua tecnologia de conversão de fala em texto para ajudar as pessoas com sotaques fortes e crianças pequenas.

Fonte: Itrade.