Tecnologias israelenses ao som de uma nova batida

A vibrante cena musical de Israel sintetiza a criatividade, a paixão e a diversidade do país por meio de sons que abrangem uma ampla variedade de categorias, desde batidas mediterrâneas a religiosas, até os clubes underground trance de Tel Aviv. Ultimamente, o ecossistema de alta tecnologia de Israel também está se harmonizando com sua cena musical ao combinar a criatividade dos músicos israelenses com o espírito inovador da Nação Startup – e os mundos da música e da alta tecnologia estão provando ser um dueto prolífico.

Tomemos por exemplo o CellF, o primeiro sintetizador neural do mundo. Inventado por Guy Benary, CellF produz música de forma independente, imitando redes neurais no cérebro humano. Benary diz que sua invenção surgiu de seu “interesse em problematizar novas biotecnologias e contextualizá-las dentro de uma estrutura artística”. Mesclando música e algoritmos, Tonara criou um aplicativo voltado a facilitar a vida de estudantes e professores de música através de uma estrutura virtual. Mudando a forma como a música é ensinada, o aplicativo da Tonara fornece feedback em tempo real aos alunos, maximizando o tempo de prática ao transformar o ensaio em prática. O SoundGym é um aplicativo que tem como objetivo fornecer uma qualidade de som superior aos músicos, enquanto MUGO está conectando músicos com seus públicos para aprimorar a experiência de música ao vivo por meio de sua plataforma baseada em aplicativos. Eles chamam de “aplicativo de música social final”. E o empresário israelense Matan Berkowitz criou o DisCoTech, um evento dedicado à criação de tecnologia musical para pessoas com necessidades especiais. Durante uma maratona de 48 horas, Berkowitz recrutou mestres de tecnologia para desenvolver protótipos de trabalho para várias pessoas com deficiências.

A mistura de música e tecnologia também permeou a academia israelense – uma pedra angular do sucesso da Startup Nation – com cursos disponíveis em instituições como a Universidade Bar Ilan, que oferece cursos como Music Technology com aulas de música tradicional em acústica e som combinadas com as qualificações baseadas em tecnologia necessárias para operar um estúdio profissional ou doméstico. O BPM College, sediado em Tel Aviv, ensina música através de sua plataforma on-line para mais de 1000 estudantes a cada ano.

Para aqueles que procuram fazer conexões e compartilhar ideias inovadoras, os Meetups regulares da Tel Aviv Music Technology oferecem aos entusiastas de música e tecnologia a oportunidade de se reunir e discutir alguns dos projetos interessantes que acontecem no espaço. Dada a natureza vibrante das cenas de alta tecnologia e música de Israel, não é de admirar que os dois campos estejam se harmonizando em todas as frentes.

Fonte: Israel Trade