Tesla negocia com grupo israelense de inteligência artificial Cortica

Elon Musk na apresentação do Tesla Roadster 2, em novembro de 2017 (Foto: Tesla/Handout via REUTERS)

O bilionário do Vale do Silício Elon Musk, presidente da Tesla, esteve em Israel para discutir uma colaboração entre a montadora e a empresa de inteligência artificial Cortica, informou o site de notícias financeiras Globes na última terça-feira (20).

Musk tem postado fotos e vídeos em Jerusalém nos últimos dias.

As discussões com a Cortica podem levar a um investimento ou, até mesmo, uma aquisição, disse o Globes. A empresa não comentou o assunto.

A Cortica diz que sua tecnologia permite que carros autônomos identifiquem partes móveis em seu ambiente e tomem decisões informadas, até mesmo prevendo mudanças que possam ocorrer em seu entorno.

A imprevisibilidade do comportamento de motoristas e pedestres no trânsito tem sido um dos principais obstáculos para o desenvolvimento dos veículos que rodam sozinhos.

No último domingo (18), um carro autônomo de teste da Uber atropelou e matou uma mulher que, segundo a polícia, atravessou fora da faixa nos Estados Unidos.

A Cortica arrecadou quase US$ 70 milhões desde que foi fundada, em 2007. Os investidores incluem a Horizons Ventures, sediada em Hong Kong, e a Mail.ru Group, da Rússia , de acordo com o Start-Up National Central.

A Tesla colaborou anteriormente com a empresa israelense Mobileye, mas as companhias se separaram em 2016, após um acidente fatal envolvendo um Tesla Model S usando o Autopilot, um sistema semi-automatizado projetado para auxiliar na direção, mas não para substituir o motorista.

A Intel adquiriu a Mobileye no ano passado por US$ 15,3 bilhões.

Fonte: Reuters