Teva oferece US$40 bi por rival Mylan

A fabricante de medicamentos genéricos Teva Pharmaceutical Industries Ltd propôs nesta terça-feira comprar a concorrente Mylan por 40 bilhões de dólares.

A proposta vem depois de semanas de especulações de que Teva, maior empresa de genéricos do mundo, faria uma oferta pela Mylan. A Teva disse que o negócio é melhor do que a oferta da Mylan pela Perrigo Co por 29 bilhões de dólares.

A Teva disse que a oferta de 82 dólares por ação representa um ágio de 48 por cento em relação à cotação da ação da Mylan em 10 de março, último dia antes da iniciarem especulações generalizadas sobre o negócio.

Nesta tarde, as ações da Mylan avançavam 8,9 por cento, a 74,09 dólares na Nasdaq, enquanto Teva subia 1,37 por cento, para 64,16 dólares na New York Stock Exchange. A Perrigo recuava quase 2 por cento.

Um acordo Teva-Mylan seria o maior de uma recente série de negócios multibilionários do setor farmacêutico, incluindo os acordos da AbbVie Inc com Pharmacyclics e Valeant Pharmaceuticals com Salix.

A Mylan não estava imediatamente disponível para comentar o assunto, mas disse que não está interessada em um acordo. O presidente-executivo Robert Coury disse em comunicado na sexta-feira que a Mylan estava comprometida com a oferta de 29 bilhões de dólares fez no início deste mês pela Perrigo.

(Por Caroline Humer, com reportagem adicional de Steven Cheer e Tova Choen em Israel)