Tragédia em Brumadinho

Renato Ochman destaca a importância da criação do cargo de
Diretor Estatutário Ambiental em empresas ligadas ao meio ambiente

vpcambiciNa semana em que a tragédia em Brumadinho ganhou destaque em toda mídia nacional e internacional, o Dr. Renato Ochman, vice-presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, foi destaque no Jornal O Estado de São Paulo, coluna Sonia Racy, onde defende a criação do cargo de Diretor Estatutário Ambiental.

Abaixo ele detalhe os motivos dessa reivindicação:

Por que a importância da criação do cargo de Diretor Estatutário Ambiental?
Para que em tragédias como as de Mariana e Brumadinho, possa ter alguém responsável diretamente, não apenas pelos procedimentos preventivos, mas também pelos fatos que venham a ocorrer por negligência.

Quais tem sido seus esforços junto aos empresários e ao Legislativo para a criação desse cargo?
Trazer a realidade prática que vem ocorrendo na área ambiental , a exemplo do que foi feito a anos atrás na legislação das companhias abertas, quando foi criado o cardo de Diretor de Relações com Investidores, o qual até então não existia. Esse tipo de iniciativa deve ser feita pelos empresários cujas empresas estão ligadas ao meio ambiente e a áreas como mineração e agrícola.

Algo que gostaria de complementar ou destacar?
A aprovação dessa legislação propiciará melhores cuidados preventivos. É importante que haja um responsável que possa arcar com as consequências de fatos como os que ocorreram recentemente. Caso contrário, a decisão de punir quem deixou de tomar as providencias preventivas necessárias, ficará no limbo.