Um novo canal para aproximar Brasil e Israel

Câmara Brasil Israel e Missão Econômica de Israel no Brasil promovem palestra via videoconferência com especialistas israelenses em recursos hídricos

DSCN7448

A Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria está utilizando a tecnologia para aproximar brasileiros e palestrantes em outros lugares do mundo em seu projeto de videoconferência. Com o apoio da Microsoft e em parceria com a Missão Econômica, realizou nesta terça-feira, 25 de novembro, palestra com especialistas israelenses em recursos hídricos, no Microsoft Technology Center. Quem não pôde comparecer ao evento, teve a oportunidade de acompanhar a palestra on line.

Michael (Miki) Zaide, chefe da Seção de Planejamento Estratégico, na Secretaria de Planejamento, Autoridade Israelense de Água & Esgoto – IWA, falou sobre “O setor de água israelense – lidando com 60 anos de escassez de água” e Oded Distel, diretor do New Tech – Programa Nacional Israelense para Energia Sustentável e Água, abordou o tema “Tecnologia – o caminho para combater a escassez de água”.

Zaide destacou as diversas soluções adotadas por Israel buscando a preservação das fontes de água. Depois de vários anos consecutivos de seca e escassez de água crescente, o governo implementou um plano de gestão de água e criou o “Water Autority Board”, com a participação de representantes de todos os ministérios, com poder de tomada de decisões e que concentraram seus esforços para o tratamento de efluentes, recuperação de poços contaminados e a dessalinização de água salobra e marinha. O país também emergiu como líder mundial em reciclagem de águas residuais, com mais de 65% do esgoto tratado e reutilizado para fins agrícolas e tornou-se pioneiro em irrigação por gotejamento.

Distel chamou a atenção para o desperdício de água: “em 2050, 66% da população mundial vai sofrer com a falta de água potável, inclusive o Brasil. 25% da água nas áreas urbanas é perdida devido a vazamentos e a problemas de distribuição. Em Israel, toda criança cresce sabendo como cada gota de água é importante. A sociedade israelense está consciente de que deve evitar o desperdício, destacou. “Em outubro de 2015 teremos a

8a Watec – Feira e Conferencia Internacional de Água, Controle Ambiental e Energias Renováveis. Esta é uma excelente oportunidade para delegações de todo o mundo virem a Israel conhecer de perto o que o país faz”, complementou o especialista em recursos hídricos.

“A videoconferência nos possibilitou interagir com os dois especialistas israelenses, que falaram sobre um tema de alto interesse para o nosso país, com uma apresentação de excelente qualidade. Além das pessoas que compareceram ao evento, um numeroso público fez acesso via link”, ressaltou Jayme Blay.

Em 2015 a Câmara apresentará novos temas em suas palestras via videoconferência. Os interessados podem se cadastrar para receber a newsletter e os convites para os eventos pelo email: newsletter@cambici.org.br.

Os interessados em participar da Watec podem entrar em contato com a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria e a Missão Econômica de Israel no Brasil.