Uma empresa com ousadia de israelenses está no centro das bebidas favoritas da América.

Dois rapazes andavam em um bar de Nova York em 2003 e conheceram um casal de mulheres brasileiras. “O que vocês mais sentem falta de casa?”, Os homens falaram. “Água de Coco”, as mulheres responderam. “Água de coco.”

Em 2004, estes dois homens fundaram a Vita Coco, que cresceu rapidamente conforme os consumidores procuravam alternativas para açucarados refrigerantes.

Hoje, Vita Coco é a líder global no mercado de água de coco, o líquido claro nutritivo de cocos verdes. A empresa tem 10 fábricas em oito países tropicais, que em conjunto utilizam dois milhões de cocos por dia.

“Nos EUA, temos 45 a 50 por cento da quota de mercado. A venda de água de coco nos EUA é de US$ 1,2 bilhões por ano e US$ 1,9 bilhões globalmente”, diz Ira Liran, o membro nascido em Israel da dupla de fundadores, que seguiu o seu amor a São Paulo.

“Eu nunca sonhei que seria tão bem sucedido. Meu plano original era sustentar a minha vida no Brasil”, diz Liran, durante uma de suas frequentes viagens para visitar a família em Israel. “Mas nós sabíamos que tínhamos algo especial em nossas mãos.”.

Hoje celebridades e investidores como Madonna, Demi Moore, Rihanna e Matthew McConaughey amam a bebida e as iniciativas sociais da Vita Coco em comunidades onde os cocos são nativos, que vão desde bolsas de estudo para filhos de agricultores aos programas de agricultura sustentável.

Vita Coco assinou recentemente um acordo de distribuição em Israel, o seu 31º mercado. Este é um retorno à casa de Liran.

“Eu sou um americanizado israelense”, diz Liran, graduado pela Universidade de Columbia, em cinema e cultura italiana, e foi co-fundador da Vita Coco com zero de experiência no varejo. Quando ele foi para o bar com Mike Kirban em uma promissora noite, ele era o chefe da US comercialização para empresa de joias de nomeação italiana.

“Alguns meses depois que me mudei para o Brasil, eu vi água de coco em todos os lugares. As pessoas estavam consumindo todos os dias, no ginásio, em cocktails, como uma cura para ressaca, andando na rua”, diz Liran. “Os brasileiros, como os israelenses, são ativos e conscientes de saúde e eu percebi que poderia se tornar um grande negócio.”.

Ironicamente, Vita Coco não é vendido no Brasil; existem muitos concorrentes locais. Mas estão disponíveis em grandes varejistas em toda a América do Norte e na maior parte da Europa, bem como México, Colômbia, Japão, Nova Zelândia, China e Israel.

Embora o negócio tornou-se um sucesso, quase foi à falência antes da primeira caixa chegar às prateleiras.

“Fomos todos e compramos toneladas de produtos, colocamos em um barco em dois grandes recipientes e enviamos para os EUA”, relata Liran.

Três dias antes da chegada do navio, aos EUA a Food and Drug Administration (FDA) solicitou o número de registro FDA do produto. Liran e Kirban não tinham um. Eles aprenderam que levaria de 16 a 18 semanas para tratar o seu pedido.

“Nós entramos em pânico, não tínhamos o dinheiro suficiente para nos desfazermos dos produtos, muito menos armazena-los. Então decidimos desviá-lo a Bahamas e vender tanto quanto poderíamos lá para recuperar algumas de nossas perdas. Isso poderia ter sido o nosso fim, mas fomos capazes de nos reerguer, aguardamos o número FDA e então reiniciamos tudo.”

Ele admite que aplicou uma quantidade razoável de chutzpah (audácia) para o negócio.

“Você precisa ter um pouco de ousadia para ir contra o sistema, que diz que você precisa de milhões (de dólares) para distribuir amostras grátis dos produtos. Ao invés disso, nós fomos para as lojas e dissemos: ‘Você tem que comprar isso. Nós não somos Coca-Cola e Pepsi. Temos contas a pagar. ‘E a ousadia levou-nos onde que precisávamos ir.”

Os parceiros Vita Coco rejeitaram ofertas de aproximadamente 250 de seus concorrentes.

“Nossos dois maiores concorrentes são a Coca-Cola e Pepsi nos EUA, e estamos maiores do que os dois juntos”, diz Liran.

Cinco variedades de sabores estão atualmente disponiveis. Os novos produtos incluem Vita Coco Café, Vita Coco óleo de coco orgânico e virgem prensado a frio, Vita Coco Laranja, Vita Coco Limonada e Vita Coco pêssego & manga.

A empresa está sediada em Manhattan e tem escritórios em Cingapura, Londres e São Paulo. Globalmente, a Vita Coco emprega cerca de 400 pessoas.

“Estamos nos divertindo e é tão importante para nós tornarmos o negócio sustentável”, diz Liran. “Nós realmente queremos ajudar as comunidades onde os nossos cocos são cultivados, por isso construímos escolas nesses locais. Estamos constantemente querendo fazer mais.”.

Fonte:Israel21