Yossi Matias relata sobre o vasto crescimento de centros de inovações em Israel

Depois de ter concluído o ensino médio, Yossi Matias relata sobre seu primeiro dia de serviço militar na Hatzerim Airbase no deserto de Negev, cerca de 100 km ao sul de Jerusalém. Após ter passado seis dias realizando testes, envolvendo resolução de problemas e exercícios de gestão de risco, Matias havia sido selecionado para treinar como piloto das Forças Aéreas de Israel.

O programa foi intenso, com apenas um dos seis estagiários para completá-la. Mas a próxima fase foi ainda mais desafiadora, eram missões operacionais em uma região volátil em constante agitação. “Eu era responsável por voar aviões em situações muito exigentes”, lembra Matias. “Estes desafios fazem os desafios passados parecem menores.”

Depois de seis anos como piloto e adquirir um doutorado em ciência da computação pela Universidade de Tel Aviv, Matias começou sua carreira como um pesquisador cientifico, primeiramente no Instituto Weizmann e depois no Bell Laboratories. Seu nome aparece em trinta patentes e em diversos artigos em revistas. Ao passar do tempo Matias passou a trabalhar na Zapper Technologies, onde foi pioneiro em tecnologias de pesquisa personalizadas e contextuais, e trabalhou como CTO e Cientista Chefe da HyperRoll, uma empresa de software que mais tarde foi adquirida pela Oracle.

Em 2006, enquanto pensava sobre seu próximo empreendimento, Matias recebeu uma chamada do Google para criar um centro de P&D em Israel. “Esta foi uma oportunidade para assumir um desafio como para construir uma equipe e decidir sobre projetos.”, explica Matias.

Sob a liderança de Matias, o centro de P&D do Google desenvolveu várias inovações importantes da empresa de pesquisa. Estes incluem o Google Suggest (que fornece sugestões de preenchimento automático na caixa de pesquisa), o Google Trends (que rastreia termos de pesquisa virais) e Google Live Results (que oferece mais resultados diretos a consultas populares, tais como taxas de câmbio e resultados desportivos). A partir de um projeto que visa colocar o Dead Sea Scrolls on-line, o centro também liderou os esforços de digitalização do Google, que desde então expandiu milhares de documentos históricos globalmente.

A Nação Startup

Google não está sozinho na criação de centros em Israel. Já em 1974, a Intel já tinha reconhecido pontos fortes do país em matéria de inovação e construiu sua primeira fábrica de P&D fora dos Estados Unidos. Nos próximos quarenta anos, tornou-se o maior empregador de tecnologia em Israel, foram exportados um bilhão de processadores. Muitos destes processadores foram desenvolvidos na Intel em Israel, como 8088 (o primeiro processador de PC), o Pentium MMX (que se tornou o processador mais popular do século 20) e o Centrino (o primeiro processador de laptop com Wi-Fi).

Mais de 250 empresas globais têm laboratórios de P&D em Israel, das quais 80 delas fazem parte das 500 da Fortune. Dois terços são gigantes de tecnologia americanas, como o Facebook e a Apple, mas há uma presença crescente de empresas chineses e coreanas, como Huawei e Samsung. Algumas empresas abriram escritórios em outros países, enquanto outras adquiriram empresas menores para investir – das oito instalações de P&D da HP em Israel, sete evoluíram a partir de aquisições. “Se você é uma empresa multinacional hoje, um dos seus deveria ser um centro de P&D em Israel “, diz Yair Snir, Diretor de Fusões e Aquisições e Desenvolvimento de Negócios da Microsoft. “Especialmente se você estiver procurando por um centro de inovação e adicionando um esforço extra para fazer as coisas de forma diferente.”

Fonte: Forbes